Ads Top

Por que as menstruações se sincronizam quando mulheres convivem? Teoria tenta explicar


Mulheres que passam muito tempo juntas, vivem em uma mesma casa e trabalham em um mesmo ambiente conhecem o fato de que as menstruações acabam muitas vezes entrando em sincronia com as demais. Apesar de funcionar na prática, a ciência ainda não conseguiu elaborar uma resposta definitiva sobre por que o fenômeno ocorre.

Por que as mulheres menstruam juntas?

Umas das teorias mais aceitas é a que a menstruação sincronizada entre mulheres seria parte de um processo evolutivo também observado no reino animal, em que fêmeas involuntariamente entrariam no cio juntas para evitar que apenas uma delas se tornasse alvo de machos interessados na reprodução.

O fato, chamado de "sincronia socialmente mediada”, é basicamente uma maneira encontrada por fêmeas de um bando para se protegerem de um macho dominante, já que, assim, ele teria mais “opções” de parceiras para o cruzamento. Apesar de poder ser aplicada entre os animais, a teoria ainda não pode contar com evidências que indiquem que o mesmo comportamento é estendido aos seres humanos.

Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e me siga nas redes sociais: facebook e Instagran  ;) !

Tecnologia do Blogger.