Ads Top

10 Dicas para ecônomizar neste fim de ano!


Veja 10 dicas que você pode utilizar para economizar mais no final do mês. Certamente você pode aplicar uma delas se está um pouco apertado de dinheiro ou se de fato não está conseguindo economizar o suficiente.

1 – Vá de carona ou ofereça carona!

É bem provável que você tenha um colega de trabalhou ou faculdade que mora perto da sua casa e trabalha ou tem aula no mesmo horário que você. Por isso tente conversar com ele para dividirem as idas ao trabalho / faculdade.
Se você tem carro e seu colega também, vocês podem revezar quem vai de carro nos dias da semana. Ou até mesmo se a casa do seu colega fica no seu caminho do trabalho, você pode oferecer carona e cobrar dele um valor abaixo do que ele pagaria indo de ônibus. Assim, fica algo bom para todos.

2 – Ache alternativas para o Almoço

Você já pensou quanto gasta por dia comendo fora? Vou considerar somente o almoço para você se dar conta disso. Considerando que você trabalha 5 dias por semana e o mês é composto de 4 semanas, podemos concluir que você gasta em torno de 400 reais por mês somente com almoço.
Outra forma interessante é buscar convênios com restaurantes perto do seu trabalho. Alguns estão abertos para negociação, se você almoçar lá todo o dia ou alguns dias da semana. Nunca custa perguntar se você pode comprar um pacote de vários almoços a um preço promocional. Nesse caso, vale a pena para o restaurante, que pode receber um valor adiantado e já garante a clientela, e também vale a pena para você que pagará menos no seu almoço.

3 – Busque alternativas de Entretenimento

Hoje você consegue assistir quase tudo pela internet, tirando alguns canais que não estão disponíveis como os de esporte.
Uma alternativa que vem crescendo bastante é o Netflix. Para quem não sabe, o Netflix é uma “locadora” online que você pode acessar vários seriados e filmes em boa qualidade. Você paga 16,90 por mês e ainda pode testar um mês de graça.
Para quem gosta de ir no cinema vale a pena buscar vantagens que o seu cartão de crédito fornece.
Se você for no cinema do shopping Iguatemi, aqui em Porto Alegre na terça-feira, a seção é mais barata também. Tente se informar sobre os dias promocionais do cinema na sua cidade. Pode ser um valor pequeno a ser economizado, mas, quando você adotar várias práticas que geram pequenos valores, é bem provável que economize no final do mês um valor bem grande.

4 – Busque alternativas para se Informar

Você assina jornal ou alguma revista por exemplo? Não quero que você corte essa assinatura, mas apenas que reveja as formas de se informar a respeito do que acontece no mundo. Hoje a informação está disponível de forma fácil e acessível na internet, já que vários portais de notícias disponibilizam informação de forma gratuita para o leitor.
Outro fato interessante é que existem pessoas que assinam o jornal, mas não o leem diariamente, ou por não terem tempo ou por outros motivos. Para esses vale repensar se a assinatura é de fato importante.
Quando falamos sobre nos informar também pensamos em livros. Os livros digitais são uma alternativa muito interessante para quem gosta de ler, mas quer aproveitar para desfrutar a leitura de casa. Além disso, você pode leva-los para qualquer lugar usando um tablet, algumas versões digitais são mais baratas que as em papel, você tem facilidade para buscar termos que leu no livro e não lembra em que página estão, você pode comprar livros que só estão à venda nos EUA, por exemplo, em poucos minutos, entre “n” outros benefícios.

5 – Compre à vista quando conseguir desconto

Sempre quando vamos a uma loja e vemos aquele produto que queremos comprar por 5x de 50 reais, por exemplo, aquilo acaba parecendo algo muito barato, porque você pensa o seguinte: “vou ter que descontar somente 50 reais da minha renda mensal e terei aquele bem”. No entanto, as pessoas não se dão conta que o produto na verdade custa 250 reais, por isso que as lojas vendem tanto.
Por isso, quando quiser comprar um produto que você REALMENTE PRECISA, tente negociar um desconto para comprá-lo à vista. Mas por que isso? Comprar à vista com um bom desconto acaba sendo mais interessante que comprar a prazo, porque você estará pagando menos pelo produto.
Agora, se você não tiver a chance de comprar o produto à vista com desconto, opte por comprar parcelado porque é financeiramente mais interessante. Por exemplo: Um produto que à vista R$ 1.000,00 ou em 5 vezes de R$ 200,00. Nesse caso, vale mais a pena pagar parcelado porque não há desconto à vista.
Nesse Link você pode acessar um vídeo explicando melhor quando vale a pena comprar à vista ou a prazo.

6 – Compare preços na internet

Nos últimos anos as pessoas tem feito mais isso, mas ainda existem algumas que não comparam os preços na internet antes de comprar os produtos. Existem diversos sites como o buscape.com.br, por exemplo, que permite que você compare o preço do produto que você está comprando em diversas lojas.
Além disso, o próprio site faz um ranking das empresas baseados na credibilidade que elas possuem. Você verá que, dependendo do produto, você pode economizar em torno de 10%. Algumas lojas também cobram frete grátis para enviar o produto por isso sempre é válido dar uma analisada antes de sair comprando.
Pode parecer pouco, mas imagina se você economizar isso em várias compras que você faz? Quanto será que você consegue economizar no final do ano?

7 – Faça uma lista do que precisa comprar

Você já foi alguma vez ao supermercado com fome? Pois é, acredito que sim e que você saiba o desastre que é. Por isso sempre recomendo que você faça uma lista do que realmente precisa comprar. Aposto que você também já foi ao shopping querendo comprar algo e saiu de lá com várias coisas que nem tinha planejado comprar, estou certo?
Antes de botar algo na lista pense bem se você realmente precisa daquilo ou se apenas está comprando por um espírito consumidor que existe dentro de você. Outra coisa, não adianta você escrever a lista, mas ignorar ela. Uma fora de dificultar isso é deixá-la num local visível e ter disciplina!

8 – Tente vender algo antes de comprar algo novo

Vender alguma coisa que você não queira, ou que vai substitui-la por algo novo, é uma ótima alternativa de estar economizando! Por exemplo: Você esta precisando de uma geladeira nova, uma ótima alternativa de ter dinheiro é vendendo a sua geladeira velha e completando o dinheiro que faltava.

9 – Aposente seu cartão de crédito (essa é para quem é viciado em gastar)

Como está escrito no tópico, esse é para os consumistas extremos! Na mão dessas pessoas o cartão de crédito acaba virando uma arma. É dar doce pra criança. Em outros casos, comprar com o cartão pode ser extremamente vantajoso!
Nesses casos sugiro um teste para a pessoa. Tente cancelar seu cartão de crédito e usar só o débito. Prometa para você mesmo e para o maior número de pessoas possível (assim você evitará que irá descumprir) que você irá poupar X reais por mês assim que receber o seu salário. O resto você está autorizado a gastar.
Separar o que você vai poupar antes é uma alternativa muito boa. Vamos dizer que é mais ou menos quando temos um prato de comida ruim e temos que comer uma coisa que não gostamos.



10 – Calibre seus pneus regularmente

Como você deve saber, se os seus pneus estão abaixo da pressão ideal, você gasta mais gasolina. Por isso, tente criar a rotina de calibrar sempre que for abastecer. É uma forma de criar um hábito que irá ajudar você a gastar menos em gasolina. Não se esqueça que não é cobrado nada para calibrar os pneus!

Recapitulando


  • O carro gera bastante gasto, busque andar de carona e tente calibrar os pneus regularmente.
  • Se você gasta muito com almoço, tente levar algo pronto ou almoçar em um amigo por um preço mais barato.
  • Existem várias formas de se divertir por um preço barato. TV a cabo não necessariamente é a melhor forma.
  • Existe muita informação disponível na internet. Procure por aí outras alternativas além de jornais e revistas.
  • Quando conseguir um bom desconto compre à vista.
  • Antes de comprar algo, pesquise! É possível arranjar preços mais baratos mesmo em lojas confiáveis.
  • Está precisando comprar algo? Anote na sua lista. Evite comprar coisas que não estão nela!
  • Faça o teste de vender algo antes de comprar outra coisa. Você irá se surpreender!
Tecnologia do Blogger.